domingo, abril 04, 2010

1

Entrevista com o Crossplayer Allan Lustosa

Trazendo hoje para vocês a entrevista com um dos crossplayers mais famoso do Brasil: Allan Lustosa. Aos seus 21 anos, Allan é publicitário e estudante de direito, faz cosplay há 7 anos, sendo ele mesmo que costura seus cosplays e o de alguns amigos há aproximadamente 5 anos. Adora o hobbie, desde que começou se apresenta em eventos.Gosta muito não só de fazer os cosplays, mas de se apresentar com eles. Já participou de diversos campeonatos tanto com cosplays quanto com crossplays.

SetCosplay: Fale mais sobre o que é crossplay?
Allan: Nada mais é do que fazer cosplay de um personagem do sexo oposto do cosplayer, isso é mulheres fazendo cosplays de personagens masculinos e vice versa. Para mim crossplay é tão legal quanto cosplay, as vezes até mais divertido, porque mostra o empenho e carinho que as pessoas tem por seus personagens preferidos que as vezes é tão grande que transpassa limitações como gênero ou idade e, muitas vezes, acaba criando resultados surpreendentes.

SetCosplay: Quais crossplays você já fez?
Allan: Comecei a fazer crossplay com o Mad Hatter de Angel Sanctuary, que é um personagem andrógeno, a partir deste fiz 2 versões da Utena Tenjou (Shoujo Kakumei Utena), Suigin Tou (Rozen Maiden), Super Sailor Moon (Sailor Moon) e Lady Gaga. E neste meio tempo me apresentei e tirei fotos com os cosplays de Sailor Plutão de Sailor Moon (Emprestado de Rayne) e Jessica Rabbit de Uma cilada para Roger Rabbit (emprestado por Lola)

SetCosplay: Já fez alguma apresentação com crossplay? como foi?
Allan: Já diversas, cheguei inclusive a participar de competições grandes com crossplays, em 2007 usei a Suigin Tou na final do YCC e foi super legal, a minha apresentação livre acabou virando hit por conta da “Dança do quadrado Otaku”. Em 2008 ganhei a minha vaga para a final do WCS com o cosplay de Sailor Moon e usei ele na final do YCC, que também foi ótimo. A reação das pessoas é diferente quando se apresenta de crossplay, principalmente qndo se é um homem de crossplay, mas no geral fui tratado com muito carinho e fico super feliz porque as pessoas elogiam e dizem que se divertiram muito até hoje as apresentações, principalmente com a da “Sailor Gaga”.

SetCosplay: Gosta mais de fazer cosplay ou crossplay?
Allan: Gosto dos dois, depende do personagem, mas geralmente crossplay é mais divertido por ver a reação das pessoas, normalmente há um choque muito grande, é bem engraçado e rende ótimas historias. Já chegou ao ponto de amigos meus não me reconhecerem e de meninos virem dar em cima de mim achando que eu era menina...

SetCosplay: Como foi o seu primeiro crossplay?
Allan: O primeiro crossplay mesmo foi a Utena, não cheguei a me apresentar com este cosplay, mas foi super legal, teve uma ótima receptividade... mas o pessoal dos eventos Recifenses já estavam um pouco acostumados comigo por conta dos cosplays que fiz de Mad Hatter que é um personagem bem controverso, e com ele já tinha inclusive me apresentado.


SetCosplay: Qual a sensação de fazer crossplay? Como as pessoas a sua volta encaram?
Allan: É bem divertido, e as pessoas ao redor tem todo tipo de reação, acho que esta é uma das melhores coisas em se fazer crossplay: poder ver em primeira mão os diversos tipos de reação que as pessoas tem.


SetCosplay: Você já sofreu preconceito por causa disso?
Allan: Já sofri sim um pouco, no começo era mais comum, hoje em dia há menos, ainda não é todo mundo que encara isso com naturalidade, mas no geral o panorama crosplayer está melhorando e ganhando diversos adeptos, e com isto, as pessoas tem respeitado cada vez mais.

SetCosplay: Tem planos pra futuros crossplays? Pode dizer quais?
Allan: Entre Meus planos crosplays estão novas versões da Lady Gaga, a Umi de Rayearth, Faye Valentine de Cowboy Beebop, Shiva de Final Fantasy X, Vampira do X-men Classico entre muitos outros...Tenho muitos, não sei se vou conseguir realizar todos... principalmente agora que estou um pouco parado com crossplay porque voltei a malhar (não dá pra sair por ai sendo uma sailor moon braçuda né? Haha XD)

SetCosplay: O que você diria para outros homens que têm vontade de fazer crossplay mas estão com vergonha ou inseguros?
Allan: Que não deixem de fazer, porque é, acima de tudo, MUITO divertido! Acho que todo mundo deveria tentar fazer um crossplay pelo menos, tanto homens quanto mulheres. É um tipo de desafio bem diferente e você pode se surpreender com o resultado final.

Um comentário:

  1. Allan, estou impressionada com você. Parabéns pela coragem de se expor num país transfóbico como o nosso. (: Fique com Deus e pode fazer Sailor Moon "braçuda" sim que a gente gosta!

    ResponderExcluir