quarta-feira, agosto 21, 2013

51

Dicas: Tipos de tinta para uso em Artesanatos / Cosplay

Postado em
E o assunto de hoje é "Tinta" 



Qual tinta usar? Como usar? Com o que usar?
São alguns dos dilemas que os cosplayers têm que enfrentar ao terminar seu cosplay! Afinal, a pintura é a reta final para muitos acessórios e armadura cosplay! Não adianta você fazer uma armadura linda, se na hora da pintura, você escolher a tinta errada, danificando a peça na qual você esta trabalhando.

Então vou falar um pouco sobre cada tinta =D

Tinta acrílica brilhante




Ideal para ser aplicada sobre: madeira, cerâmica, gesso, isopor, cortiça, couro, vidro, plásticos, alumínio, latão e zinco e E.V.A.

Apresentada cores miscíveis entre si, possui acabamento brilhante, não havendo necessidade de aplicação de verniz (só se você quiser que fique mais brilhante ainda). Caso seja diluída, pode perder o brilho. Nesse caso, é necessário aplicar mais de uma camada de tinta para obter o resultado desejado. 

Para conseguir efeito metalizado com as Tintas Acrílicas Brilhantes, misture a cor escolhida com a cor branco metálico na proporção desejada (partindo de meio a meio). Nesse caso, o tom obtido será mais claro do que a cor original da Tinta Acrílica Brilhante.

Tinta acrílica fosca





Ideal para ser aplicada sobre: madeira, cerâmica, gesso, isopor, cortiça, couro, vidro e plásticos jateados, alumínio e E.V.A.

Apresentada em cores miscíveis entre si e especialmente selecionadas para as técnicas de pintura decorativa, possui acabamento fosco. Quando utilizada diluída, pode ser lixada para a obtenção de efeitos de pátina e similares. Pode se colocar Goma Laca ou Verniz Geral para ficar brilhante.



Tinta PVA




Tinta à base de resina P.V.A, totalmente atóxica, secagem rápida e cores miscíveis entre si.  Pode ser aplicada com pincel, esponja ou rolinho de espuma.
Ideal para trabalhos escolares sobre: papel, papel-cartão, cartolina, isopor e para artesanato em madeira, gesso e E.V.A.


Particularmente é uma das tintas que mais uso, pela secagem rápida e pela textura. Porém tem efeito fosco, sempre uso goma laca ou verniz vitral, dependendo da peça.




Tinta Spray




A tinta spray é uma tinta fácil e rápida de usar, com acabamento bem uniforme.


Mas antes de aplicar a tinta spray em material poroso deve-se preparar a peça, tendo que impermeabiliza-la, podendo usar goma laca ou cola branca.


Deve-se agitar bem a lata antes de usar e direcionar o jato. Aplique a tinta na posição vertical, mantendo a lata a 15 cm do objeto. Aplique primeiro em finas camadas, até que fique totalmente uniforme. 

Indicado para pintura decorativa em madeira, jornal, papel, cerâmica, isopor, gesso, cortiça, também pintado o E.V.A.



Dimensional relevo 3D




É uma tinta de excepcional versatilidade, excelente aderência e muito fácil de usar. Pode ser aplicada diretamente com o bico ou com o pincel sobre a peça, criando desenhos em alto relevo.

Também pode ser utilizado em madeira, isopor, cerâmica, cortiça, gesso, papel e EVA.




Verniz Vitral




Tinta de alta qualidade, à base de solvente. As cores são transparentes e brilhantes, apresentando uma ótima cobertura. Todas as cores são miscíveis entre si. 

Aplica-se com pincel de pelos suaves curtos ou redondos, espalhando ou gotejando sobre as peças limpas e desengorduradas. São auto-nivelantes. Deixar secar completamente por 24 horas. 

Indicadas para vidro, porcelanas, acrilico e acetato, dando um aspecto de tranparente! Ideal para viseiras (pintei o óculos do meu cosplay de mulher gato com esse verniz)
São excelentes tintas também para pintura de metal, madeira, papel vegetal, papelão, cerâmica, gesso ou acetato. 
O Verniz Vitral também pode ser utilizado como um excelente verniz de acabamento. 
Não resistentes a lavagens agressivas com produtos químicos domésticos e longa exposição ao tempo. 



Tinta Metálica



A tinta Metal Colors é ideal para ser aplicada em: madeira, cerâmica, gesso, papel, papelão, isopor, resina, cortiça, couro, vidro e plásticos jateados, alumínio, latão e EVA. 
Quando uso essa tinta em material escuro, sempre pinto de branco para depois passar a tinta metálica por cima, fica com a cor mais vibrante.

É formulada à base de resina acrílica, não tóxica e solúvel em água, a tinta metálica apresenta secagem rápida e acabamento metálico. Possui ótima aderência e resistência após secagem quando utilizada sobre materiais porosos e devidamente preparados. 

Apresentada em miscíveis entre si, possui acabamento metálico e brilhante, não havendo a necessidade de aplicação de verniz. 



Acrilpen



Caneta com ponta de poliéster para pintar e marcar tecidos. Excelente fixação. Resistente a lavagens. Não tóxica. 
A ponta da caneta Acrilpen permite conseguir diferentes espessuras de traços. Usando-a na posição vertical obtemos traços finos, inclinando-a obtemos traços mais grossos. 
Lavagem somente 72 horas após a pintura. 
Utilizo essa tinta quando faço desenhos nos cosplays, ou quando quero fazer a marcação de algum desenho.




Acripuff



Tinta com expansão a calor. Apresenta acabamento em relevo emborrachado.

Aplicar diretamente com o próprio bico aplicador.

Após secagem de 24 horas, a Acripuff deve ser expandida com secador de cabelos de alta potência, soprador térmico, ou, no caso de tecidos, passar ferro na temperatura do tecido pelo avesso.




Tinta para tecido



Apresentada em cores foscas, metálicas, fluorescentes e glitter. Não tóxica. Muito resistente a lavagens. 


Pode ser aplicada com pincel, esponja ou carimbo. Após a pintura, aguarde 72 horas para lavagem.
Também serve para pintar peças feitas de biscuit.




Goma Laca 



Gosto muito de usar a goma laca para impermeabilizar materiais porosos e absorventes como EVA, gesso, madeira, etc.

Pode ser utilizada como verniz de acabamento, pois ela não racha, pode ser usadas para dar brilho em peças que tem um pouco de mobilidade.
Também pode ser usada em peças decorativas e para fixação de purpurinas e glitters.

Sua principal característica é sua total transparência. Não altera a cor natural das pinturas.



Verniz Geral



O Verniz geral tem um acabamento mais brilhante que a goma laca, devendo ser aplicado com pincel na peça! MAS ATENÇÃO, em caso de mobilidade, a peça racha. Portanto se é preferível usar em peças duras, como biscuit, durepox, etc. 

No caso de EVA, dê preferencia a usar a goma laca para dar o efeito brilhante, pois a goma laca não racha com pouca mobilidade.


Então é isso pessoal!! Espero que esse post ajude na hora que vocês escolherem a tinta para usar no cosplay =D


Obs: Gosto muito de usar tintas da marca Acrilex, são boas, e todas aqui dessa postagem, já utilizei =D

Mas no mercado existem outras marcas, não testadas por mim. Mas se vocês preferirem comprar de outra marca e gostarem, comentem para divulgar também ^^

Atééee 


Bjuss =****




51 comentários:

  1. Na sua opiniao quero pintar uma camiseta devo uzar a cola acrilex e a tinta acrilex brilhante ela demora sair , boa tarde abraços.

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas, queria mesmo saber do que é o que dessas tintas kkkk

    ResponderExcluir
  3. Amei todas as dicas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, eu estava mesmo precisando entender mais sobre tintas para artesanato.
    Muito bem explicado parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Olá !

    Existe o verniz da Acrilex próximo da cor Alumínío ou uma combinação que aproxima ?

    Aguardo ... obrigado !

    Marco Antonio

    ResponderExcluir
  6. Estou pintando uma peça de MDF com tinta PVA, depois de seca posso passar o verniz geral por cima? Na sua opinião fica bom, ou melhor sem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi em vários vídeos DIY as meninas passando o verniz por cima da PVA e ficou bom!

      Excluir
  7. Como tirar o ISOLANTE de coros já pronto para fazer desenhos em cima e depois aplicar o ISOLANTE com brilho?

    ResponderExcluir
  8. Por exemplo desenhar uma Rosa e outros desenhos.
    Meu no é José Silva mas sou de Caruaru Pernambuco

    ResponderExcluir
  9. Por exemplo desenhar uma Rosa e outros desenhos.
    Meu no é José Silva mas sou de Caruaru Pernambuco

    ResponderExcluir
  10. Como tirar o ISOLANTE de coros já pronto para fazer desenhos em cima e depois aplicar o ISOLANTE com brilho?

    ResponderExcluir
  11. Olá, por favor, me ajude. Qual marca de tinta para porcelana é atóxica? Uma marca que eu posso mesmo pintar dentro da caneca e não soltar susbtâncias tóxicas?

    ResponderExcluir
  12. Olá, por favor, me ajude. Qual marca de tinta para porcelana é atóxica? Uma marca que eu posso mesmo pintar dentro da caneca e não soltar susbtâncias tóxicas?

    ResponderExcluir
  13. Olá, por favor, me ajude. Qual marca de tinta para porcelana é atóxica? Um amarca que eu posso mesmo pintar dentro da caneca e não soltar susbtâncias tõxicas?

    ResponderExcluir
  14. Olá, por favor, me ajude. Qual marca de tinta para porcelana é atóxica? Um amarca que eu posso mesmo pintar dentro da caneca e não soltar susbtâncias tõxicas?

    ResponderExcluir
  15. preciso de saber que tinta uso no papel aluminio

    ResponderExcluir
  16. olá, eu fiz uma casinha feita de caixa de leite para um trabalho de escola, e gostaria de saber qual a tinta ideal para eu pintar essa casa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça uma cobertura com tinta PVC numa cor neutra, depois aplique a cor que desejar, a tinta pode variar dependendo da textura que você deseja na peça finalizada.

      Excluir
  17. cobri uma caixa grande na modelagem de um carrinho pro meu filho brincar com jornal picado e cola com água, ja dei 2 demaos de tinta spray vermelho, mas ainda vejo o jornal......usei a tinta certa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Susana, é bom você usar uma base antes de pintar, como branco, bege ou preto, assim você cobre o jornal e pode aplicar normalmente outra tinta por cima.

      Excluir
    2. O bom é aplicar uma tinta fosca como fundo na mesma cor que vc irá pintar...

      Excluir
    3. mas pra esse material,eu no caso fiz letras de papelão para enfeitar aniversário, ai fiz com jornal e cola misturada com água...qual tinta é adequada?!

      Excluir
    4. Eu posso pintar papelão com tinta spray
      Qual vc me indicaria?

      Excluir
  18. eu fiz um enorme escudo de isopor e não sei o que fazer pra pintar. Já lixei, mas agora? Tem que impermeabilizar com oq e q tinta eu uso?

    ResponderExcluir
  19. Vou começar a fazer diversos trabalhos com EVA, qual tinta vc me recomendaria e se existe algum produto que fixe a tinta e ñ saia ao lavar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O melhor acabamento é o spray...
      Outra tinta vc deverá finalizar com o verniz vitral...

      Excluir
  20. Vou começar a fazer diversos trabalhos com EVA, qual tinta vc me recomendaria e se existe algum produto que fixe a tinta e ñ saia ao lavar.

    ResponderExcluir
  21. os comments são mt LOL
    gostei da postagem, quero fazer um cos de EVA e ainda n tinha decidindo qual tinta usar

    ResponderExcluir
  22. Adorei as descrições dos produtos.
    Gostaria de saber se algum deles tingi pérolas?

    ResponderExcluir
  23. A tinta PVA para artesanato pode ser usada em metais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O bom é tinta spray ou tinta esmalte (não é esmalte de unhas) que pode ser usado com vários tipos de pintura e com vários efeitos....

      Excluir
  24. adorei saber me ajudou muito obrigado

    ResponderExcluir
  25. ola boa tarde eu pintei a caneca com a tinta vermelha eu quero mudar a cor tem como? me dar umas dicas obrigada

    ResponderExcluir
  26. Olá bom dia! Preciso pintar uma nossa senhora de gesso, mas quero deixá-la branca e fazer uma decoupagem no manto. Como faço? Preciso usar goma laca e depois pintar com tinta acrílica? Queria deixar a parte branca com brilho, será que só o acrílico brilho resolve ou tenho que passar verniz?

    ResponderExcluir
  27. Olá bom dia! Preciso pintar uma nossa senhora de gesso, mas quero deixá-la branca e fazer uma decoupagem no manto. Como faço? Preciso usar goma laca e depois pintar com tinta acrílica? Queria deixar a parte branca com brilho, será que só o acrílico brilho resolve ou tenho que passar verniz?

    ResponderExcluir
  28. Olá bom dia! Preciso pintar uma nossa senhora de gesso, mas quero deixá-la branca e fazer uma decoupagem no manto. Como faço? Preciso usar goma laca e depois pintar com tinta acrílica? Queria deixar a parte branca com brilho, será que só o acrílico brilho resolve ou tenho que passar verniz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para melhor acabamento e durabilidade da pintura é necessário o acabamento com verniz vitral...

      Excluir
    2. Para melhor acabamento e durabilidade da pintura é necessário o acabamento com verniz vitral...

      Excluir
  29. qual tinta se usa para fundo de MDF vidro e pedra para sublimaçao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Use primeiro o primer para artesanato que é branco. Deixe secar muito bem. Depois pode usar a côr desejada

      Excluir
  30. Preciso pintar uma máscara de LÁTEX, qual tinta devo usar?

    ResponderExcluir
  31. olá gostaria de saber qual tinta usar para pintar letras de papelão para enfeitar aniversários?!

    ResponderExcluir
  32. Alguma dessas tintas serve para pintar papel alumínio? Vou usar o papel alumínio para alongar os dedos mas preciso que fique preto...

    ResponderExcluir
  33. Alguma dessas tintas é indicada para decorar capinha de celular?

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Como fazer a pintura de trabalhos artesanais feitos com jornais, posso somente usar o guache diluído em água,após passar cola em todo o trabalho?

    ResponderExcluir
  36. Qual tinta não atóxico que possa ser lavado?

    ResponderExcluir
  37. Perfeito, parabéns...
    Mto obrigado.. Dicas de outr..
    Pena q alguns não leem tudo é perguntam oq já está escrito kkk

    ResponderExcluir