segunda-feira, agosto 19, 2013

25

Tutorial: Como fazer botas cosplay

Postado em
Aqui vai um tutorial super legal de como fazer botas =D
Há um tempo atrás escrevi um tutorial de como fazer capas em botas, mas esse de hoje é bem diferente, é como fazer uma bota do zero. É um pouco complicado para fazer, mais vou mostrar passo à passo de como fazer, não se preocupem ^^

Então vamos aos materiais??
*Courino (a quantidade vai depender da altura da bota, eu fiz uma bota um pouco abaixo do joelho, então usei 70cm de courino vermelho)
*Zíper (quantidade: 2)
*Emborrachado/ EVA
* Solados da numeração desejada.
*Molde para sapato da numeração desejada.
*Papel Madeira para molde
*Cola de contato/cola de sapateiro
*Cola instantânea para couro







Depois de reunir todos os materiais, vamos começar?

Primeiramente faça o molde da bota utilizado o papel madeira. Utilizando a altura da bota desejada + Circunferência da panturrilha + Circunferência do tornozelo. Coloque também o molde do sapato em cima do papel madeira, pois ajuda a fazer o molde nas medidas certas. (OBS: sempre corte o molde com alguns centímetros maior do que as medidas de verdade, pois ainda tem uma parte que se perde na costura como também não se deve deixar a bota tão apertada, parecendo uma meia)


Depois de fazer o molde, corte um par de botas no courino, como mostram as figuras:



Agora costure a parte da frente, e atrás coloque os zíperes, como mostram as figuras:



Para ficar mais bonita a costura, além de fazer a costura interna, também faça a externa, deixando assim a costura reta. Essa é uma parte complicada de fazer, pois o courino tende a não deslizar em máquina de costura normal. Para facilitar o deslizamento do material, utilize óleo/lubrificante (eu utilizo óleo de cabelo, pois tem cheiro agradável =D)

E aqui uma foto mostrando a diferença de uma bota somente com costura interna, e outra com costura interna e externa:


Próximo passo será montar o sapato de EVA que fica dentro da bota, ele servirá para dar o formato ideal para a bota, além de dar mais segurança e conforto para o seu pé, evitando que seu pé saia do sapato. Para isso, pegue novamente o papel madeira e emborrachado/ EVA para fazer os moldes do sapato, em formato de U, como mostram as figuras abaixo:



Pegue o molde de sapato (esse produto está a venda em loja de sapateiro/mercado livre), e modele o emborrachado/EVA em torno dele, para ficar no formato de sapato. Para modela o EVA, utilize uma fonte de calor, que pode ser um soprador térmico (clique aqui para saber mais),como também pode se utilizar o calor de um fogão. Quando colocado no calor, o EVA fica bem mole/moldável, e quando esfria, torna o que era antes. Após esquentar, utilize a cola de contato(cola de sapateiro), lembrando que ao passar a cola de contato, deverá colocar nas duas superfícies que se pretende colar, esperar secar durante 10 minutos, para dai juntar as partes.




Para fazer o molde da palmilha, utilize o próprio solado para as medidas. Depois da palmilha cortada, cole a palmilha com o sapato de EVA feito anteriormente, como mostram as figuras: 





Estamos quase chegando a reta final. Agora é só colar a bota de courino com o sapato de EVA. Para fazer a colagem utilize a cola de sapateiro. 
OBS: Retire o molde de pé somente quando terminar de colar o couro no sapato de EVA, pois até lá, precisaremos do molde para a bota ficar com um formato bonito.




Agora chegou a hora de colar o solado na bota. Para colar o sapato na bota, utilize a cola instantânea para couros (eu gosto de usar a tekbond), pois esse tipo de cola segura mais forte o solado na bota, porém cuidado ao utiliza-la, pois ela cola muito rápido, encostou colou! Por isso cuidado com erros, tem que encaixar perfeitamente na bota.
E Tharaaan!!! Está pronta a sua bota =D


Até a próxima!!! Kissuss =****

Dúvidas? Comentem ^^



25 comentários:

  1. demais, adorei e vai ser bem útil para fazer bota de piratas^^

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pessoal! E para fazer a bota de piratas, basta adicionar aquela aba que é comum em botas de piratas =D
    Bel Chan

    ResponderExcluir
  3. Amei o tuto! Estava precisando de algo assim pra minha Erza Imperador do Trovao! Muito bom ^^

    ResponderExcluir
  4. Ao invez de por EVA, coloca 2~3 tiras do próprio couro e para dar um formato melhor e não ficar esse enrrugadinho na frente, puxa o couro com pregos no solado e alinhava e outro, esse solado que você usou não é próprio para esse tipo de forma! mas ficou muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Já tentei com courino, fica mole e não segura tanto, pq courino eh molinho...teria que ser com próprio couro mesmo! Os sapateiros fazem com couro e pregos no solado, fica mais profissional e também é mais complicado...O que passei aqui foi a maneira um pouco menos difícil e mais caseira mesmo ^^

    ResponderExcluir
  6. Queria fazer uma com salto plataforma será que é possível???

    ResponderExcluir
  7. sim, é possível fazer com plataforma também

    ResponderExcluir
  8. Ola onde se encontra esses moldes de ( Resina ou madeira) de sapato?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode encontrar em qualquer loja especializada em sapataria.

      Excluir
  9. É melhor usar EVA de quantos mm de espessura?

    ResponderExcluir
  10. Onde consigo esse solado?

    ResponderExcluir
  11. é possível fazer uma bota com salto ?

    ResponderExcluir
  12. É possível fazer um de cano altão, p cima do joelho desse modo?

    ResponderExcluir
  13. lindo mas... saíu caro???

    ResponderExcluir
  14. adorei terei que fazer botas para o meu cosplay
    adotarei as dicas era o que eu precisava

    ResponderExcluir
  15. adorei terei que fazer botas para o meu cosplay
    adotarei as dicas era o que eu precisava

    ResponderExcluir
  16. Teria como vc fazer um passo a passo de como fazer um solado pra cosplay do homem aranha q comprei a roupa porém eu n queria danificar a parte do pé. Pfv!!!

    ResponderExcluir
  17. Adorei,vou fazer pro meu filho desfilar no dia 7 de setembro,ele vai vestir de superman,então preciso fazer a bota vermelha.

    ResponderExcluir