segunda-feira, dezembro 20, 2010

0

Dicas - Organização de grupo Cosplay!

Postado em
Oiê Pessoas!! =D


Ontem(Domingo), foi nosso primeiro encontro para marcação de texto e falas do grupo Kodama!





Fazendo as marcações



Como sempre o bêbê (meu dog) roubando a cena, só que ser cosplayer tb :P



Eu fazendo as anotações das falas.

E por último, lanche e um joguinho pra descontrair hehehe
Apesar de ter demorado um pouco, no final deu tudo certo e já estamos com a nossa história escrita e rumo ao aúdio.

E falando em organização de grupos, trouxe aqui pra vocês algumas dicas de como montar e organizar um grupo cosplay! vejam:

Em primeiro lugar é preciso verificar a viabilidade do grupo e se o tipo de reação que se espera do público compensa todo o trabalho. Trata-se de uma série razoavelmente conhecida? Se não for, tem algum atrativo que agrade ao público? Os integrantes estão realmente animados para montar o grupo? O evento está dando algum tipo de apoio? É original e divertido? Mesmo que seja "manjado", vocês estão dispostos a ter um diferencial e qualidade suficientes para agradar os fãs mais rigorosos? Se a apresentação for séria, consegue prender a atenção da audiência?

Se o seu grupo não tiver nada disso, talvez nem valha a pena todo o esforço investido nele, pois o resultado com certeza deixará a desejar. Mas se pelo menos alguns desses fatores forem positivos, algumas providências podem ser tomadas para que o seu grupo seja lembrado como o mais legal daquela série! Basta organização e animação! Então, mãos à obra!

1 - Após escolhida a série de origem e o tema você precisa efetivamente montar o grupo. Geralmente os grupos começam quando duas ou mais pessoas se empolgam para fazer cosplay juntas, mas sempre é preciso chamar mais gente para completar quem falta. Duas coisas devem ser encaradas como prioridade: identificação entre os membros e responsabilidade. Isto é, as pessoas dentro do grupo precisam se dar minimamente bem (ou pelo menos se respeitarem sinceramente) e precisam encarar o grupo com seriedade. Quanto mais amadurecidas e amigas as pessoas forem, maiores as chances do grupo chegar até o final com todos os membros. Colocar gente que não se gosta ou personalidades conflitantes em um mesmo time é garantia de desastre e pode até gerar brigas e inimizades entre as outras pessoas. A menos que essas pessoas sejam muito maduras e consigam deixar de lado suas diferenças é melhor nem cogitar essa idéia! O ideal é que o clima seja sempre divertido, afinal, cosplay é para ser diversão! Já a responsabilidade trata da seriedade com que se encara o compromisso com o grupo. Por mais que o fulano seja seu amigão do peito, se ele não se comprometer com o grupo, terminar o cosplay a tempo, colocar o grupo na frente dos projetos individuais, etc, com certeza vai prejudicar a todos. Quando o assunto é grupo sério: amigos, amigos, cosplays à parte!


2 - Conforme você for chamando as pessoas para integrar seu grupo, elas vão obviamente escolher quais personagens querem interpretar. Mas não tente agradar todo mundo. Vá com calma. Não divulgue seu grupo com o famoso "quem quer entrar?" Convide pessoalmente cada um que você acha que poderia participar, porque você sabe que se identifica com o personagem ou a série e também porque você crê que a pessoa vai encarar a sério. Faça uma seleção cuidadosa. Se divulgar para todo mundo e duas pessoas quiserem fazer o mesmo personagem? Vai ser uma saia-justa escolher um dos dois. Por isso já vá pensando no roteiro da sua apresentação para saber exatamente qual o elenco que você precisa. Na segunda parte desse tutorial vamos dar algumas dicas para montagem de elenco e apresentação, mas por hora, saiba apenas que é melhor fazer convites individuais e só abrir o grupo publicamente depois que o elenco principal estiver montado.


3 - Faça um cronograma! Coloque prazos pra tudo no grupo! Datas limite para os cosplays ficarem prontos, datas de ensaios, data para o áudio, aniversários, feriados, tudo que possa ser relevante do período da criação do grupo até a estréia no evento. Tudo com antecedência e já com margem para possíveis atrasos! Os cosplays devem estar prontos no mínimo 2 semanas antes do evento, e o áudio 5 semanas antes (para todos terem tempo de decorar)! Isso é muito importante! Aliás, é essencial para a organização de um bom grupo! E faça todo o possível para cumprir esse cronograma!

4 - Mantenha contato. Depois que o seu grupo estiver bem organizado, pegue o contato de todos eles e faça-os trocarem contatos entre si. vale tudo: telefone, celular, MSN, endereço. Se possível, centralize tudo em algum lugar em que todos possam trocar informações ao mesmo tempo. Uma mailing list ou um fórum particular são ótimos exemplos e funcionam muito bem. Comunidades moderadas no orkut também servem, mas só se você não se importar de ter outras pessoas bisbilhotando as surpresas que o seu grupo está preparando para a apresentação. Esse lugar também pode servir como repositório de dados. Lá vocês podem arquivar textos, imagens de referência, músicas, vídeos e outras coisas úteis. É particularmente importante esse QG se o grupo tiver membros que vivem distantes entre si. Falando nisso...

5 - Grupo interestadual! Problemas? Calma, nada é impossível! Faça tudo com antecedência e use conferências de MSN ou o fórum/mailing list de vocês para manter todos informados. Se ao menos uma pessoa puder viajar para repassar para todos do grupo aquilo que já foi ensaiado e juntar tudo no final, já vai dar certo. Coreografias, golpes e marcações de cena podem ser filmadas e trocadas pela internet, e cada um pode decorar sua parte. Áudios também podem ser gravados individualmente e editados juntos depois (com microfones de qualidade, é claro). Com muita organização e alguém pra ser a "cabeça" que vai unir as partes no ensaio geral, nada é impossível.

6 - Façam pelo menos UM ensaio geral. Um ensaio em que se passe a apresentação inteira, do começo ao fim, com presença de staffs, e o máximo de figurinos e adereços possíveis. Assim vocês podem sentir como será no dia e estar mais ou menos preparados pra eventuais problemas. Só evitem usar adereços e peças de cosplay que possam estragar.



Depois dessas dicas, agora é só preparar aúdio, figurinos, cenário e se organizar em tudo!



0 comentários: