sexta-feira, julho 31, 2015

0

Anime Friends 2015 - Por Alisson Sousa

Postado em ,

O AF foi um evento bem divertido, bastante diferente do SANA, no qual estamos acostumados ver. É fato que o Sana é mais diversificado, contando ainda, inclusive, com salas de exibição de anime, o que não houve (ou pelo menos não vi), no AF. De fato, é fácil constatar que o AF optou por intensificar, se focar nos animes, e a Sana na diversificação. Posso dizer que a diversificação torna o evento melhor, que não fique tão repetitivo. Não sei como funciona nos outros AFs, mas posso dizer que me diverti mais lá do que no Sana, talvez por ser diferente do que estou acostumado a ver, mas que, caso eu morasse em SP, aposto que seria um evento que logo ficaria enjoado de ir, mas como há gente vindo de todos os cantos do país, talvez seja isso que ainda continue a alimentar e dar prestígio ao evento.

Como disse, o AF não possui mais salas de exibição, porém havia uma quantidade absurda de cosplays, bons e ruins, mais focado em, claro, animes, o que me deixou bastante feliz, visto que ultimamente só avisto cosplays de uma coisa: League of Legends (não que não houvesse alguns lá, mas não foi em quantidade absurda como estou acostumado a ver no Sana).


O que me chamou mais atenção, além dos cosplays, que na minha opinião são as estrelas dos eventos de anime, foram os estandes. Bastante diversificados e com preços, digamos, bem variável. Se você pesquisar um pouco até encontra algo por um preço bom lá, desde que saiba exatamente o que está procurando e tiver ciência do valor do que busca no mercado. Havia também estandes de editoras consagradas e principalmente de jogos de tabuleiro, esses ocuparam o 2ª e 3º lugar respectivamente, na minha opinião, de destaque no evento.

O que me chamou mais atenção, de diferença em relação ao Sana, foi a área de games. No Sana essa área é bem mais vasta e explorada, com consoles e jogos de diversas épocas, nesse caso, ponto para o Sana. Porém, vale destacar que o AF expõe os poucos jogos que haviam de forma legal, sejam eles os “freemium”, sejam eles aqueles trazidos pelos patrocinadores, como a Bandai Namco, o que não ocorre no Sana em todos os casos, às vezes obtidos de forma duvidosa.


Falando em Bandai Namco, fiquei muito feliz que uma softhouse de renome mundial e tão querida entre nós brasileiros esteja dando atenção para nós, prova disso foi o estande deles que, apesar de ter sido bem fraco, valeu pela participação, trazendo demonstrações de jogos que estão para serem lançados, como a dos cavaleiros do zodíaco, tudo em português e dublado, bem como outros títulos, como o Naruto (pessoalmente, fiquei triste de ver nenhum jogo de Gundam lá. Normal, já que esse jogo sequer foi localizado para o Ocidente, rsrs).

Sexta (17-07) : No primeiro dia, cometi um erro. O evento começava às 12:00, e eu achava que se iniciaria às 10:00, como ocorreu nos outros dias. Consegui aguardar na sombra até a abertura dos portões, que abriu um pouco mais cedo que o horário divulgado, para a alegria de todos e dos meus companheiros de viagem que ficaram esperando na fila (Eu estava de imprensa, então não tive problema com fila, além de ter aguardado a abertura dos portões em uma sombra.

A sexta, como em todos os eventos, por ser uma sexta-feira, foi bastante tranquilo. Houve pouco movimento e por isso consegui explorar bem o local, coisa que não se repetiria no domingo. O AF é realizado no campo de marte, uma base aérea para pousos e decolagens de aviões pequenos, coisa que fica acontecendo durante todo o evento. Confesso que achei extremamente estranho isso, aviões pousando e decolando e vários soldados do exército guardando o perímetro enquanto um evento de anime ocorre ali, duas situações extremamente opostas no mesmo lugar, sem contar que fiquei me peguntando como seria caso chovesse, já que o evento ocorre em um espaço aberto. Como foi mais tranquilo, aproveitei para frequentar os estandes de jogos de tabuleiro e os estandes, que, como disse acima foram bem diversificados.



Sábado (18-07) : No segundo dia, no sábado, houve uma quantidade um pouco maior de público, mas bem pouco. Achei até de início que o AF era só aquilo, que já estava “estagnado” de certa forma. Meus colegas pegaram a fila comum para entrar e logo nos encontramos dentro do evento, isso lembrando que chegamos na hora que os portões abriram, 10 horas. Houve uma quantidade maior de cosplays, e que foram bem diversificados. Acho que o maior destaque desse dia foi o evento com o Tetsuo Kurata, ator do Kamen Rider Black e Black RX, grande estrela do evento, além do Meeting & Greeting que ocorreu de forma gratuita para 200 pessoas. Que aguardaram em uma fila. Aproveitei também para explorar os estandes de games, que ficavam em um local bem escondido, dentro de um galpão, ao lado das barracas de lanches. Escondidas e discretas diga-se de passagem. A área de games do AF realmente é uma coisa a parte, está longe de ser um chamariz para se comparecer ao evento, diferente do que ocorre com o Sana.



Domingo (19-07) : O terceiro dia foi um pesadelo. O espaço do AF é bem vasto, mas a quantidade de gente foi absurda, mal dava para se mover. Pense o público de sexta e sábado, multiplicado por 5, esse foi o dia de domingo. Meus colegas levaram quase 2 horas na fila para poder entrar no evento e, depois das 3 da tarde, já na segunda metade do evento, ainda tinha gente para entrar. Nesse dia percebi que existem muitas caravanas que vão ao AF, tanto que a fila das caravanas estava maior que o do público comum.

Como disse, esse dia estava tão lotado, tão cheio que mal dava para tirar fotos sem que alguém esbarrasse em você, ou aparecesse no meio da foto. Fui com um dos meus colegas dar uma olhada nos estandes. Péssima ideia, estava tão cheio que mal conseguíamos sair do corredor (levamos cerca de 10 minutos para andar um espaço de 15 metros), imagine então chegar e ficar nos estandes sem ser levado pela multidão. Porém, foi nesse dia que surgiu mais cosplays (claro né?), e de maior qualidade, e que foi até à noite com pessoas ainda andando com seus cosplays pelo evento, provavelmente para assistir o show do Flow, no qual eu fiquei para acompanhar também (junto com um OVNI bizarro e que foi visto e filmado por muita gente do evento o.o). Tentei tirar fotos boas dos cosplays a noite, alguns estavam com LEDs, e que davam um destaque maior do que seria pela noite, porém tive problemas com a minha câmera e por conta disso só consegui tirar fotos com o meu celular, infelizmente.



Resumo: No geral, o AF foi um evento muito bom, que foca naquilo que o nome sugere, animes e algumas outras coisas afins. É uma aposta arriscada, já que utilizar esse formato todos os anos pode acabar fazendo com que o público perca o interesse no evento. Para quem foi pela primeira vez, só tenho coisas positivas para falar, menos no último dia, que já na metade da tarde, haviam pessoas ainda entrando. Poderiam ter relaxado na segurança nessa altura já (Eles vistoriam tudo, mochila, roupas bolsos, etc.).

Costumo dizer que “se o tempo passou rápido, foi porque me diverti.”, mas creio eu que é uma experiência única, e que não se repetiria nos eventos seguintes.



0 comentários: