quarta-feira, fevereiro 12, 2014

35

Entrevista com Rauber Soares, o "Cosplayer de um cosplay só"


Nosso entrevistado dessa vez é o Cosplayer Rauber Soares, um dos principais destaques da comunidade World Cosplay! Além de cosplayer, ele é fotografo da 4Cosplay Magazine, jurado cosplay e de profissão, cirurgião dentista, e muito simpático, que tal? 



Set Cosplay: O que levou você começar a fazer cosplay? E quando começou?

Rauber Soares: Então...eu sempre gostei mas não era muito ligado no assunto, talvez até por falta de amigos que conhecessem ou curtissem, especialmente porque na minha idade não há muitos cosplayers (tenho 40 anos). Mas meu inicio foi motivado também porque me tornei fotógrafo em eventos cosplay e em um desses eventos conheci a Pandy (Cosplayer Campeã Mundial WCS em 2008 [Video da apresentação vencedora]) e nos tornamos amigos muito próximos. E um dia, eu estava testando umas roupas e encontrei um smoking. Vesti o smoking, peguei um revolver airsoft, minha câmera e fiz uma série de selfies (auto-retratos), como James Bond, foi um “cosplay de armário” mas o resultado ficou bom. E a Pandy me incentivou a continuar, botou pilha mesmo. Então, sou muito grato a ela por ter ingressado no mundo cosplay.

COSPLAY - JAMES BOND
FOTO - COMUNIDADE 007 BRASIL  
Foto tirada no 007Con - encontro nacional de fãs de James Bond - em Outubro de 2013, onde Rauber Soares foi escolhido como COSPLAYER OFICIAL DE JAMES BOND pela COMUNIDADE 007 BRASIL e pelo site JAMES BOND BRASIL.



Set Cosplay: Apesar de você ter feito outros cosplays, porque o intitulam “Cosplayer de um Cosplay só”?

Rauber Soares: HAHAHAHAHAHAHAHAHA... não podia faltar essa (risos). Então, esse apelido surgiu por causa do World Cosplay. Fizemos uma brincadeira entre cosplayers brasileiros para elevar todos no ranking mundial. E eu, só na fanfarronice, entrei na brincadeira. De repente eu estava em TERCEIRO no ranking semanal mundial, e ai a brincadeira foi longe, despertei umas dores de cotovelo no caminho, e numa dessas, uma pseudo-famosinha me chamou de “Cosplayer de um Cosplay só” pelo fato de eu ter meu favorito, o Charada, e utiliza-lo em vários eventos e photoshoots. Então, pelo meu Charada ter mais destaque que meus outros cosplays, acabei recebendo esse apelido, que recebi com carinho e agora estou “marketando” ele (risos). Típico caso do tiro que saiu pela culatra.

COSPLAY - O CHARADAFOTO - JESSICA CAMPOS (PANDY)Seu cosplay mais famoso é do personagem Charada, onde ele interpreta de forma tão espetacular e realista.

Set Cosplay: Você participa de eventos como jurado. O que você avalia em um cosplay?

Rauber Soares: Huummm...perguntinha difícil. Depende da categoria envolvida. Em desfiles, a fidelidade ao personagem é o item mais importante com certeza (e isso eu sou meticuloso, pego referências, presto atenção aos detalhes todos). Em apresentações, conta muito a criatividade, interpretação e a fidelidade também.

Como Jurado do Concurso Cosplay do Eu Anime RPG, em Americana, SP,2013.


Set Cosplay: Como fotógrafo da revista 4Cosplay, o fato de você ser um cosplayer ajuda a fazer melhores fotos? (Conhecer melhores ângulos/poses para personagens, cenários, etc.)

Rauber Soares: Eu acho que há um entrelaçamento dos dois. Como fotógrafo, eu consigo ser melhor cosplayer pelo fato de ter conhecimentos de luz, cenários, ângulos, etc ... E como cosplayer, consigo ser melhor fotógrafo porque aprendi a dirigir melhor meus photoshoots.

Set Cosplay: Além de ser cosplayer, fotógrafo, jurado cosplay, você também é dentista. Como você lida com tudo isso?

Rauber Soares: Caramba!!! Me pesquisaram a fundo mesmo (medo de vocês, stalkers) hahahahahaha ... Então, eu nunca fui muito de ficar parado, sempre gostei de fazer muitas coisas. Mas da para conciliar, pois eu sou o Dr Rauber, Cirurgiao Dentista, somente de Segunda a Sexta. Aos finais de semana, eu sou o Rauber : cosplayer, fotógrafo, jurado e que curte estar com os amigos em todos esses momentos.

Set Cosplay: Algum paciente já o reconheceu como cosplay? (Seja em evento, foto, etc.)

Rauber Soares: Aconteceu recentemente. Voltei do almoço pro consultório, e me ligam da recepção que um paciente meu, adolescente, precisava pegar um atestado que tinha que levar para a escola. Mandei subir e continuei com o notebook aberto, afinal tava em horário de almoço. Ele chegou, olhou pra minha tela do world cosplay aberta numa foto que upei e falou :
-"Esse cosplay de charada e' muito foda ! Vi ele no CAF (evento aqui em Campinas,SP) e é perfeito"
Eu comecei a rir e disse:
-"PRAZER, CHARADA !"
E ele: 
-"CARALEO, MEU DENTISTA E' O CHARADA !!"
Para encerrar, eu disse a ele: 
-Melhor que a minha identidade secreta continue secreta, caso contrario teu próximo dente será arrancado SEM ANESTESIA !!
e ele:
- Po doutor ... assustei ...
Cara, como é bom poder encarnar o vilão na vida real as vezes, MUUAHAHAHAHAHAHAHAHAHA !!!! 

Set Cosplay: Você está no ranking top 10 da comunidade WorldCosplay. Como você se sente com o seu trabalho sendo reconhecido mundialmente?

Rauber Soares: Olha, todos sabemos que no mundo cosplay a fama é algo extremamente ilusório e passageiro. Um cosplayer famoso não passa de uma sub-sub-sub-celebridade, algo pior que ex-BBB ... Não vou falar que não curti o momento, ou estaria sendo hipócrita. Curti e muito, e me surpreendi demais, pois temos muitos e muitas cosplayers de alto nível que mereceriam facilmente estar lá em cima no Ranking. Como eu já disse e sempre repito, eu fui um azarão ali no meio das estrelas. Mas tive, melhor, tenho meu brilho próprio como qualquer pessoa. E deixo aqui uma pequena mensagem final, de agradecimento não apenas aos meus amigos que me incentivam e incentivaram (em especial a Pandy, minha grande amiga e parceira de photoshoots e de júri e a todos da 4Cosplay Magazine), mas a todos cosplayers que tiverem a paciência de ler essa entrevista ate o final. Agradeço a oportunidade que vocês me deram para me conhecerem melhor. Espero que um dia possamos nos trombar em algum evento nesse Brasil gigante ! E por fim, cosplay é um hobby, uma DIVERSÃO, e deve ser encarado sempre como tal. Vá ao evento, vá ao photoshoot, sempre com a intenção de se divertir e de conhecer gente nova. Não que eu seja contra competir. Pelo contrario, sou muito a favor de competições pois elas nos fazem melhorar nossos cosplays e apresentações, desde que isso não se torne uma obsessão. Quando a diversão se torna obrigação, a diversão acaba.

COSPLAYS - CHARADA E LIGHTNING
COSPLAYERS - RAUBER E PANDY

COSPLAY - O CHARADA FOTO - DANILO MARRONI

COSPLAY - CLYDE BARROW (BONNIE AND CLYDE) FOTO - DANILO MARRONI



Confiram mais do trabalho do Rauber em sua Fanpage no Facebook: Rauber - Cosplayer
E também seu perfil no World Cosplay Clicando AQUI.


35 comentários:

  1. Genial demais !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ! Apenas digo o que sinto, talvez de uma maneira "peculiar"

      Excluir
  2. Acho que o tiro saiu pela culatra msm :3 Boa sorte que seu sucesso só aumente e que venha mais e mais cosplays para nós *__*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahaha saiu legal, hehehehe
      Obrigado pelo carinho !
      Em breve, novidades

      Excluir
  3. Queremos Rauber no SANA FEST !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sana Fest e' o evento de Fortaleza, ne' ?

      #MECHAMAQUEEUVOU

      Excluir
  4. #RAUBERNOSANAFEST

    ResponderExcluir
  5. Parabéns!!!
    Continue com este hobby maravilhoso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Tea !! De coracao !!!
      Feliz com esse apoio e carinho de amigos queridos !

      Beijso

      Excluir
  6. Haha!Ótimo!Sempre será meu amigo Coringa!UHAUHAHUAHUA #brincando
    Parabéns Guri!Tu sabe que és um grande amigo,mereceu o destaque!
    =)~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado mesmo, Carenzinha !!

      Nao sei se mereco ou na, sei que eu faco o que gosto e me divirto com isso, simples assim

      Beijao

      Excluir
  7. Entrevista ótima!
    Profissional e pessoa incrível o Rauber... Os cosplay's dele são ótimos.. E apesar de achar que o Charada ficou ótimo, eu gosto muito mais do Clyde...kkk :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahaahaha
      Gosto e c** cada um tem o seu ... hehehehe ... gosto de todos meus cosplays e personagens, mas tenho um carinho especial pelo charada, pois uma boa parte dele foi feito a mao por mim e pela minha mae ... e' nossa cria ...
      Obrigado pelo carinho !!

      Excluir
  8. Lindos os cosplays. Ótima a entrevista. *-*

    ResponderExcluir
  9. Adoro seu trabalho,excelente profissional!!!!
    Marina Rios

    ResponderExcluir
  10. Tem que trazer esse cara pra Fortaleza !

    #RAUBERNOSANAFEST

    ResponderExcluir
  11. Entrevista fodástica, sem mais!
    Conheci o Rauber ao acaso há um tempo atrás... Uma pessoa simplesmente incrível e fascinante devo admitir. Totalmente admirável.
    E essa entrevista aqui... Excelente para mostrar como ele é demais. :3

    #RAUBERNOSANAFEST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, de verdade .... pena que nao tem seu nome ...

      #MECHAMAQUEEUVOU

      Excluir
  12. Isso aei. Mostrando que não é preciso ter uma caralhada de cosplays pra ser reconhecido!
    #RAUBERNOSANAFEST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. carinho+dedicacao+qualidade >>>>>>>>>>>> quantidade

      Excluir
  13. Como sempre Rauber surpreende todo mundo, não conhecia a real história por trás do Cosplayer de um cosplay só, foda-se tbm vc é ótimo no que faz, amo seu trabalho,
    E pros invejosos conheci um dos melhores cosplayers e fotografo do mundo.

    #RAUBERNOSANAFEST

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLOKO !! hahahahaha ...
      Eu sou dedicado no que faco, apenas isso ... nao e' minha intencao ser o fodao ou omelhor em tudo ...
      Obrigado mesmo pelo carinho e elogios !!!

      #MECHAMAQUEEUVOU

      Excluir
  14. Parabéeeeens Raubs! Você merece! Desde quando te conheci eu percebi o quanto talentoso você é! Como fotógrafo, como cosplayer, como amigo... Parabéns beijos!

    ResponderExcluir
  15. E ai fera!!!!! Parabéns pelo trabalho, tenho acompanhado a sua página e esta cada dia melhor....

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro Moras, amiogo de trapalhadas de longa data !!! Satisfacao enorme saber que voce leu a entrevista !
      Obrigado pelo apoio.

      Abs

      Excluir
  16. Dr Rauber como sempre surpreendendo !!

    Te admiro muito, meu caro !!

    Claudio

    #RAUBERNOSANAFEST

    ResponderExcluir
  17. Esse é o meu amigo (desde 1987), o legendário Rauber "Geléia" Soares...
    Sensacional!
    Qual será o próximo cosplay?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GRANDE E.T. !!!!

      Valeu te "ver" por aqui ....

      Por enquanto irei melhorar o que eu tenho, mas para o Segundo Semestre algo EPICO surgira'. Fica o suspense

      Excluir
  18. Pessoal da SetCosplay, precisamos fazer uma campanha para trazer o Rauber pro Sana Fest !!

    #RAUBERNOSANA FEST

    ResponderExcluir