domingo, julho 21, 2013

8

Tutorial: Meia Calça Colorida (Tingimento)

Postado em



Olá Pessoal! Hoje eu vim trazer para vocês um tutorial muito legal de como ter meia-calça colorida (importante para fazer cosplay de vários personagens =D).


No meu caso precisei tingir uma meia calça de verde para fazer a Hera Venenosa na versão abaixo:



Então vamos lá aos materiais:

- 1 tubo de corante em pó para tingimento de tecido da cor desejada (Importante que se compre para tingir tecido do tipo nylon/lycra, pois também existe a versão para tingir tecido do tipo algodão).
- 6 litros de água
- Meia calça na cor branca, pois pega melhor a tinta na cor desejada.
- Panela grande.

Abaixo está a figura do corante que eu usei, da marca Guarany, e da cor Verde Musgo. Além dessa marca, existem outras no mercado que também funcionam ^^
Então vamos começar? Peguem a panela, coloquem 2 litros de água para ferver, e quando já estiver fervendo, derrame todo o pó do tubo e misture bem até ficar homogêneo. Depois que o pó tiver todo dissolvido, coloque até mais 4 litros de água (o importante é que ao total não passe de 6 litros), e mergulhe a meia até a água com corante a cobrir por total. Agora vem a parte mais dificil, você tem que ficar mexendo durante 30 minutos a meia na água com corante em fogo baixo, pois ao mexer, permite que o corante entre bem na fibra, deixando a meia bem uniforme =D

Abaixo está a foto da meia do antes e depois de todo o processo:



Após 30 minutos em fogo baixo e sempre mexendo, retire a meia da água e enxague bem até tirar o excesso de tintura da meia, coloque para secar e pronto, você terá meias de todas as cores =D

Tingi ao mesmo tempo 2 meias, porque também fiz as mangas do cosplay do mesmo material!

Agora confiram abaixo o resultado final do meu cosplay de Hera Venenosa:



Espero que tenham gostado do tutorial! Até logo =***
Dúvidas e pedidos podem escrever nos comentários ^^




8 comentários:

  1. adorei, vou colorir de verde a meia arrastão branca da minha filhota , pois vai sair de sininho no carnaval!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tem como colorir só uma parte da meia e deixar a outra na cor da meia como é?

    ResponderExcluir
  3. O corante de algodão funciona?

    ResponderExcluir
  4. O corante de algodão funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tingi com tinha p algodão. Ficou massa. Só não deixei meia hora no fogo pq fiquei com medo de derreter.

      Excluir
  5. Weslane Araujo11/24/2016 9:00 AM

    Deu certo!!! Tingi com o corante de algodão e segui as dicas direitinho!!! Muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  6. Olaaa eu quero tingir uma meia mas ela já é rosa oq eu faço? Ela é de algodão

    ResponderExcluir